Introdução
A água é um recurso natural de valor inestimável para a vida!
Ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É fundamental garantir a qualidade da água para assegurar a qualidade necessária para o homem, animais, plantas e todos os seus ecossistemas. É por isso, que temos que garantir a preservação deste recurso e assegurar a sua qualidade.
Ao longo do projeto vamos estudar alguns locais, onde água é tratada como se não tivesse valor. Vamos recolher dados em dois barrancos e um poço onde é possível encontrar resíduos e até animais mortos como gado e cães.
Pretendemos adquirir o máximo de informação possível sobre um barranco que passa junto à Zona Industrial de Vila Nova de S. Bento e outro barranco que passa ao lado do aterro da mesma localidade, também vamos analisar qualidade da água e o seu nível do Poço da Cova do Homem.
A área de estudo em questão situa-se numa zona seca, no Baixo Alentejo, na freguesia de Vila Nova de S. Bento. Podemos caracterizar o clima desta região é caracterizado por Primaveras e Verões excessivamente quentes e secos.
Queremos mostrar o quanto estamos a degradar os recursos hídricos de Vila Nova de S. Bento e as vantagens que podemos tirar, como usar a água para a agricultora, para a rega ou o nosso consumo, aproveitar para dar de beber ao gado, mas fundamentalmente para a existência de uma vida com saúde e bem-estar, pois, inúmeras doenças são originadas por falta de condições higiénicas.
A importância da água é tal que sem ela não existiria vida na Terra e a paisagem ficaria menos atrativa, uma vez que é o elemento chave desapareceu ao este encontra-se contaminado pelas ações que toma-mos no dia-a-dia.
Objetivos
Modulo 1
1-Inventariar dos recursos hídricos da freguesia de Vila Nova de S. Bento e sua disponibilidade.
2-Diferenciar ecossistemas aquáticos: ecossistemas lênticos e ecossistemas lóticos quais as suas diferenças e as suas funções.
Modulo 2
1-Reconhecer a importância do ciclo hidrológico
2-Caracterizar bacia hidrográfica do Guadiana no concelho de Serpa
3- Reconhecer a importância da erosão hídrica nos barrancos em estudo.
Modulo 3
1-Explicar as diferenças entre recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
2-Enumerar e explicar métodos de prospeção de águas subterrâneas.
3-Distinguir diferentes tipos de captação.
4-Enumerar medidas de proteção e preservação dos recursos hídricos.
Modulo 4
1-Identificar propriedades da água do poço da Cova do Homem.
2-Determinar a qualidade da água de acordo com as suas características químicas, físicas e biológicas.
3-Caracterizar a qualidade da água para consumo humano do poço em estudo.
Modulo 5
1-Identificar os diferentes processos de tratamento de águas.
2-Caracterizar cada um dos processos de tratamento de águas.
3-Caracterizar os processos de tratamento de águas residuais de acordo com os resultados pretendidos.
Calendarização
Atividades
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Calendarização
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Objetivos
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Medir e comparar volume do nível de água dos poços
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Ao longo do projeto
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Mod-1 obj-1 - Inventariar dos recursos hídricos da freguesia de Vila Nova de S. Bento e sua disponibilidade.
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Recolher mensalmente amostras de água para analise
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A recolha de amostras é ao longo de projeto, a realização das analises a qualidade da água
03/12/2012
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Mod-4 obj-1, 2 e 3
1-Identificar propriedades da água do poço da Cova do Homem.
2-Determinar a qualidade da água de acordo com as suas características químicas, físicas e biológicas.
3-Caracterizar a qualidade da água para consumo humano do poço em estudo.
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Comparar resultados de datas diferentes relativamente ao volume de água do poço e a sua qualidade
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30/10/2012
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Mod-1 obj-1 - Inventariar dos recursos hídricos da freguesia de Vila Nova de S. Bento e sua disponibilidade.
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Fazer um inventário sobre a hidrografia da freguesia de Vila Nova de S. Bento
| 05/11/2012 |
Mod-1 obj-1 - Inventariar dos recursos hídricos da freguesia de Vila Nova de S. Bento e sua disponibilidade.
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Pesquisa sobre os diferentes meios aquáticos.
| 08/10/2012 |
Mod-1 obj-2
Diferenciar ecossistemas aquáticos: ecossistemas lênticos e ecossistemas lóticos quais as suas diferenças e as suas funções.
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Visitar a estação de tratamento da Eta da barragem do Enxoé e Etar de Serpa
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07/11/2012 fomos à ETAR de Serpa e 17/10/2012 fomos à ETA do Enxoé
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Mod-5 obj-1, 2 e 3
1-Identificar os diferentes processos de tratamento de águas.
2-Caracterizar cada um dos processos de tratamento de águas.
3-Caracterizar os processos de tratamento de águas residuais de acordo com os resultados pretendidos.
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Entrevistar algumas pessoas sobre a utilização dada água dos barrancos e dos poços
| 29/11/2012 |
Mod-3 obj- 2 e 3
2-Enumerar e explicar métodos de prospeção de águas subterrâneas.
3-Distinguir diferentes tipos de captação.
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Pesquisa sobre o ciclo hidrológico e os efeitos que têm sobre a paisagem e a biodiversidade
| 12/11/2012 |
Mod-2 obj-1
1-Reconhecer a importância do ciclo hidrológico
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Pesquisa sobre a bacia hidrográfica do guadiana
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01/11/2012
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Mod-2 obj-2
2-Caracterizar bacia hidrográfica do Guadiana no concelho de Serpa
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Comparação da vegetação ripicola sobre os barrancos e medidas de proteção e preservação dos mesmos
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10/10/2012
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Mod-2 obj-3; Mod-3 obj-4
3- Reconhecer a importância da erosão hídrica nos barrancos em estudo.
4-Enumerar medidas de proteção e preservação dos recursos hídricos.
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Pesquisa sobre diferenças entre recursos superficiais e subterrâneos
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22/10/2012
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Mod-3 obj-1
1-Explicar as diferenças entre recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
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Realização de uma ação pública
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8/01/2013
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Mod-5
Realização de uma ação pública
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Recursos necessários
-Computador, Microsoft Office, Internet, Movie Maker, correio electrónico;
-Maquina fotográfica;
-Câmara de filmar
-Fita métrica
-Garrafa de plástico
Recolha de dados
Entrevistas;
Fotografias;
Questionários;
Tratamento de dados
Tabelas;
Gráficos;
PowerPoint;
Composições;
Produto final
-blogue
Ação publica
Bibliografia
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